Pequena e Simplória Ode à Música
Olá a todos. Tudo bom ? Espero que sim.
Após mais um breve recesso, "Renatadas" volta à ativa trazendo uma reflexão acerca da Música.
Há um amigo meu, o Grig, baixista da banda Jivago, da qual faço parte como vocalista, que uma vez me disse que ele acredita ser a música a melhor coisa que os seres humanos podem fazer durante a sua vida.
Quando ele me disse isso, no ano passado, não concordei logo de cara, pois tenho cá minhas dúvidas. Entretanto, conforme o tempo vai passando, estou cada vez mais convencido de que ele está certo, pelo menos utilizando como referência as coisas que já fui capaz de conhecer.
Na minha opinião, nenhuma outra forma de arte, atividade econômica, esporte ou qualquer outra coisa é capaz de causar tamanho deleite, de uma maneira tão variada, em um número de pessoas tão grande. Nenhuma que conheço envolve tanta beleza com tamanho envolvimento. E aqui não falo só das músicas tecnincamente belas, aquelas que os virtuoses e seus "wannabe" fãs tanto veneram, mas mesmo daquelas que, apesar de tecnicamente não serem tão apuradas não somente são belíssimas como também são divertidíssimas.
Além disso, a música é uma das poucas atividades artísticas humanas que permite que seus admiradores não só presenciem a sua execução, e todos os aspectos mundanos e transcedentais que a envolvem, como também participem ativamente da construção das mesmas, fato evidente em qualquer gravação ao vivo. Isso sem contar na possibilidade dos admiradores de determinadas músicas e compositores serem livres para se divertir reproduzindo-as da maneira e no momento que bem entenderem, o que tornou possível o surgimento e o crescimento do fenômeno "Cover", um modo muito interessante de entrar no circuito musical, que cada vez mais gera bandas com musicalidade e composições próprias para renovar o cenário artístico de nosso mundo globalizado.
Assim concluo, cada vez que observo aquelas belas e brilhantes catarses que ocorrem nos mais diversos contextos e estilos musicais, que realmente, parecido com o que diz o Grig, uma das coisas mais legais que a humanidade pode fazer é a música.
Contudo, acredito que esse conceito de "legal", aqui entendido como positivo, engrandecedor e gerador de "estados de graça", possa ser estendido para tudo aquilo que a humanidade faz em busca de uma atuação que se aproxime do estado de arte que, segundo considero, se faz presente quando unem-se talento, domínio técnico e a centelha divina que todos nós temos condições de aplicar à nossas obras, embora, convenhamos, alguns acabam desenvolvendo essa última capacidade mais cedo e em mais alto grau, podendo atingir, inclusive o estado de Gênio, perceptível nas grandes obras primas que a humanidade já foi capaz de conceber.
Grande abraço, tudo de bom, e felicidades a todos.
P.S.: Realmente achei que este tópico ficaria menor... hahaha ;)


3 Comments:
Grande Faria,
meu primeiro post no seu blog. Você sabe que não sou muito de escrever, mas tratando-se de um tema o qual aprecio tanto, resolvi deixar o meu comentário.
Realmente a música é a forma de arte mais simples e mais popular. Acredito que se deva ao fato de, como você citou, ser dinâmica possibilitando a sua reconstrução a cada execução. Claramente os covers provam isso, afinal não se vêem por aí coisas como: "Hoje show com Leonardo Da Vinci COVER!!!".
Além disso, a música é uma forma de arte que também pode ser apreciada de inúmeras formas, por exemplo, quando estamos relaxando, trabalhando, dirigindo, etc...Isso facilita muito a sua assimilação e sua popularização, sem contar o fato de música poder ser considerada desde o batuque de uma tribo africana até um concerto de Bach.
Concluíndo o comentário, na minha humilde opinião, a música é a Arte Universal.
8:12 PM
Caríssimo Sapo, que grande prazer é para mim receber seu comentário.
Muito obrigado por suas palavras, as quais considero de grande sentido, assim como de elevado valor.
Além disso, compartilho com você a opinião de que a Música é a Arte Universal.
Grande abraço, tudo de bom, felicidades e até mais
3:20 PM
Creio que esxiste algo ainda mais belo que o homem pode fazer: um filho.
Gerar vida>>>all.
PS: conforme prometi passo agora o link para o blog que eu te falei
www.meubrasilbrasileiro.blogspot.com
2:15 AM
Postar um comentário
<< Home