quarta-feira, dezembro 31, 2008

Adeus Ano Velho... Feliz Ano Novo...

Olá, amigos e amigas do Renatadas, tudo bom ? Espero que sim.

Pôxa, acho que esse ano, para a vida desse blog, foi realmente decepcionante...

E é uma pena isso...

É uma pena também eu ter sentido, pela primeira vez em muuuuuuuuuito tempo, falta de vontade de escrever...

Aliás, até pouco tempo, achava que essa falta de vontade era preguiça, mas não era... E sei que não era porque, talvez, poucas vezes em minha vida tive que escrever tanto... E levando isso em conta, é bem possível que, de uma certa forma, não conseguisse escrever muito por aqui porque acabava usando a maior parte de meu estoque de palavras em outras atividades...

Mas, reflexões sobre minha baixa freqüência blogueira à parte, vim aqui hoje fazer aquele meu post retrospectiva, o qual já está, pelo menos para mim, se tornando uma tradição. E mais uma vez, farei diferente do que fiz nos dois anos passados e falarei de maneira bem ampla e genérica sobre aquilo que aconteceu esse ano e que têm importância para mim.

Começando do começo, acho que a primeira e mais importante lembrança que tenho do início desse ano foi a viagem que a Paula, uma grande amiga minha, e também minha ex-namorada, fez para o Japão, realizando um dos grandes sonhos dela, que era ir para lá e trabalhar como jornalista.

E querem saber de uma coisa ? Essa viagem não foi só importante por causa disso, foi importante porque me mostrou que é sim possível realizarmos sonhos que parecem impossíveis. Não sei se a Paula tem noção de quão grande é a importância dessa minha percepção para meu ser, mas posso dizer para vocês que chega a ser revolucionária, de tão importante que esse evento tem sido para meu âmago.

Depois disso, a segunda grande lembrança que me ocorre foi a formação e o breve desenvolvimento da Cover To The Heart, a banda cover de Rush da qual participaram Eu (vocal), Danilo (guitarra), Tomas (teclados), Lucas (baixo) e Maurício (bateria), estando atualmente em recesso após a saída do Danilo, ocorrida devido a uma série de pesarosos eventos pessoais e de sua subseqüente ida para a Bahia, e do nascimento da filha de nosso baterista, a lindíssima Juliana.

Com essa banda, ensaiamos um mês, fizemos um show; (para maiores imformações, http://renatadas.blogspot.com/2008/06/recentemente.html) Ensaiamos mais duas semanas, fizemos outro show, já com mais 3 músicas; Aí ensaiávamos para continuar em busca de mais shows, e eis que aconteceram os eventos sobre os quais falei no parágrafo anterior. Desde então, não conseguimos mais nos reencontrar, mas espero que nossa reunião seja uma das boas lembranças que eu terei para relatar aqui na retrospectiva do próximo ano. ^_^d

Em seguida, e, de certa forma concomitantemente a esses eventos musicais, aconteceram duas coisas realmente marcantes: Uma foi a gravação que o grupo do CoralUSP que eu participo realizou em Aparecida, na TV Aparecida, a qual foi ao ar no dia do Natal, 25/12, às 19:00, e que eu esqueci de assistir... e de avisar meus amigos que, eventualmente quisessem assistir... É, meus amigos e amigas, , Sooooooooooooooooooooooo Saaaaaaaaaaaaad.... E ok, ok, podem vaiar... hahahahahaha... :-p

A segunda coisa foi que, finalmente, após um looooooooooongo inverno (que na verdade perdura), vivi novamente uma experiência amorosa... AEEEEEEEEEEE !!!! UHUUUUU !!!! (Como é o tipo de coisa que REALMENTE não me acontece todo dia, me dou esse pequeno luxo de comemorar).

Mas, nem tudo foram flores, e esse relacionamento foi mais breve do que eu gostaria. Fiquei bem triste na época, pois achei mesmo que poderíamos ter um bom futuro pela frente, mas hoje já estou refeito. Além disso, sei que essa minha ex-companheira de "relacionamento indefinido" está muito feliz em seu atual namoro e desejo, do fundo de meu coração, que ela seja mesmo muito e cada vez mais feliz, em todos os aspectos da vida dela.

Após isso, minha lembrança mais marcante tem a ver com os aspectos mais profissionais e semi-profissionais de minha vida, que são minha carreira acadêmica e meu desenvolvimento como cantor no CoralUSP e nas bandas das quais participo, com especial destaque, nesse momento, para a Perpetual, a banda de som próprio da qual participo como vocalista e compositor.

Em minha carreira acadêmica, o grupo de pesquisa do qual participo, GPEC, sobre o qual já falei aqui algumas vezes, me possibilitou conseguir, junto com meus colegas, a publicação do primeiro artigo científico do qual participo. Quem quiser dar uma olhadinha, é só acessar o link http://www.cienciasecognicao.org/ e procurar pelo 10º artigo. O 9º artigo também é nosso e eu recomendo, pois está muito bem escrito e interessante, e também porque dele participam duas competentíssimas colegas pesquisadoras, as quais já considero minhas caras amigas, a Carla e a Janaina, além de nosso "Dumbledore", o Prof. Dr. Leandro L. Batista, o Leleba.

Além disso, por meio desse nosso grupo, já me envolvi em mais um projeto de pesquisa e, já em Janeiro próximo, acredito que terei novidades sobre as quais, eventualmente, comentarei aqui. Então, por favor, amigos e amigas, torçam por nós !

Já com relação a meu desenvolvimento como cantor, o que muito me alegra por ter ocorrido, foi um salto em meu amadurecimento vocal e técnico, salto esse que tem me permitido entender muito melhor como alguns dos cantores líricos, eruditos e populares que eu considero fenomenais são capazes de fazer com tamanha tranqüilidade, coisas que até bem pouco tempo eu considerava impossíves de serem feitas dessa maneira. E nesse sentido, todos meus agradecimentos vão para Deus, por me permitir ter saúde e disposição para freqüentar as aulas e ensaios que o CoralUSP me ofereceu esse ano, e também para minha "amada, idolatrada, salve, salve", amiga, mestra e ídola, Sandra Espiresz, pois eu sei que, sem ela, nada disso seria minimamente possível. Valeuzassoassoassoassoasso, Sun !!!! ^_^d

E, falando nisso, retorno meus agradecimentos a Deus por ele ter possibilitado que a Sun tenha encontrado tudo que era necessário para que ela se recupere da barra que ela tem enfrentado, e tenha lhe propiciado também tudo que ela precisou para saber aproveitar ao máximo todos essas oportunidades e apoios que ela recebeu para encarar essa batalha.

E, sobre a Perpetual, tudo que posso dizer é que a banda mais polêmica do Ipiranga (assim denominada por meu amigo Khorlos), voltou a ensaiar e a compor, e que as perspectivas nesse sentido são boas, mas ainda há muito o que trabalhar para que eu consiga chegar a meu intuito de, um dia, tirar Eu, Sapo, Ricardo, Vitor e nossas composições do pequeno e muito divertido círculo dos nossos amigos e dos estúdios que freqüentamos.

Chegando agora, no fim do ano, outros três acontecimentos marcaram minha vida: O Hexacampeonato Brasileiro do São Paulo, meu time do coração, minha firme decisão de deixar a casa de meus pais, motivada por uma série de acontecimentos que vivi, e o precoce falecimento do pai de um dos meus mais importantes amigos, a respeito do qual as únicas coisas que posso desejar são que essa excelente pessoa que nos deixou descanse em paz ao lado de Deus, em quem ele acreditava e para quem ele se dedicava como católico praticante que era, e que a família desse senhor receba todas as bençãos necessárias para que seus membros transcendam esse difícil e pesaroso momento e tenham força para conforme sei que ele desejava, fazerem das suas vidas as melhores possíveis, em todos os aspectos que eles considerem significativos.

E, finalmente, chegando na antevéspera do Natal, recebi um dos melhores presentes que poderia receber: Cheguei a um consenso com o orientador de minha tese acerca do modo como deveria realizá-la e escrever seu texto e agora poderei trabalhar nela com mais afinco e tranqüilidade.

Enfim, se for comparar com os dois anos anteriores, esse ano foi realmente difícil para mim... De tal forma que chego ao final dele sentindo que eu muito lutei, tanto dentro, quanto fora de minha subjetividade, em todos os aspectos de minha vida, mas pouco conquistei.

Bom, de qualquer maneira, por favor caríssimo Deus, receba, por tudo que ocorreu esse ano comigo e tudo que teve alguma influência sobre mim, meu mais intenso agradecimento, pois sei que esse foi seu desígnio e que isso foi o melhor que poderia ter acontecido no sentido da realização do mesmo.

E que venha o Novo Ano de 2009, e que sejamos abençoados como o máximo possível de Felicidades, Realizações, Sucesso, Conquistas, Saúde, Carinho, Amizade, Amor, Paz e das melhores Fontes de Luz e de Energia para o Corpo e para a Alma.

Além disso, desejo também que possamos curtir Experiências Enriquecedoras e que possamos nos doar da forma mais completa em tudo aquilo que fizermos, para que nossas Ações resultem sempre nas melhores vivências possíveis.

Grande Beijo, Grande Abraço, Tudo de Bom e Felicidades, Hoje e Sempre, a todos e todas.

De seu amigo, mais uma vez otimista,

Renato F.C..

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Bom, e aqui vou eu cumprir mais uma tradição... vou fazer um comment no seu blog... =)

Sabe, a parte mais triste de vc não ter vontade de escrever é que eu sinto que aos poucos vc se afasta. Eu sei que é bobagem, mas fiquei surpresa do quão pouco eu sabia sobre o que aconteceu com vc esse ano. Embora algumas coisas fossem óbvias e outras vc tenha me contado, pra mim foi quase tudo novidade ( pra quem não tinha nunca novidades,rs).

De qualquer me pareceu um bom ano, com lutas mais do que necessárias para o seu crescimento. E quando vc enxerga o quadro maior, elas fazem parte de uma história muito bonita. Espero que vc continue escrevendo sua história desse modo. E que você perceba que nem todas as conquistas são visíveis aos olhos.

Acho que vc tomou a decisão mais difícil de todas, de sair da casa de seus pais. Porque nunca é só uma mudança física, mudar geralmente representa uma mudança de postura e comportamento, mas tenho certeza que vc vai tirar de letra.

Espero que 2009 seja um ano muito bonito pra vc, que vc realize seus sonhos e seja sempre muito feliz.

E nunca se esqueça que tem amigos com quem pode sempre contar quando o mundo estiver desabando na sua cabeça ou quando quiser comemorar a duodécima vez que vc fez um gol no campeonato de futebol da rua.
;-)

Um beijo e até ano que vem...

4:53 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Desculpa, mas as vezes eu tenho mania de trocar você por vc. =/

4:58 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Respondi seu comment no meu blog. Prometo que vou delegar o posto de comentadora oficial para alguém mais tarimbado. =P

4:51 PM

 

Postar um comentário

<< Home