sexta-feira, abril 27, 2007

Descascando Abacaxis

Olá amigos e amigas do Renatadas. Tudo bom ? Espero que sim.

Hoje, pela primeira vez desde o nascimento do Renatadas, eu irei publicar aqui uma letra de música que escrevi.

Aliás, para quem ainda não sabia, além de metido a escritor de prosa e poesia, eu também sou metido a compositor e, nessa brincadeira, eu já tenho compostas por volta de 20 músicas, contando melodias que compus sozinho e as participações em músicas junto a alguns amigos meus.

A maioria absoluta dessas músicas foram compostas em parceria com meu grande amigo, excelente guitarrista e competentíssimo compositor, Renato Sapienza, também conhecido como Sapo, sendo a maioria dessas destinadas a compor o repertório de nosso antigo projeto/sonho musical, nossa eterna e amada banda Perpetual.

Algumas outras são aquelas que eu guardo como sendo o que eu e o Sapo chamamos de "Carreira Solo", designação que identifica as músicas que não se encaixam no som da Perpetual.

Finalmente, as poucas composições restantes são aquelas que fiz em parceria com outros músicos e musicistas com os quais já tive a oportunidade e o prazer de colaborar.

Isto posto, aí vai, em sua premiére, o mais novo fruto de minhas inspirações matutinas, fruto esse que me fez o favor de nascer às 6:30 da manhã da última quarta-feira. Espero que vocês gostem.

------------------------------------------------------------------

Peeling Pineapples
Letra por Renato de Faria Cavalheiro
Música por Renato de Faria Cavalheiro e (????)

Wonderful

How the time can makes some things clearer
The same tide that allows us to forget
Bring light over past happenings
Showing us the real meanings
Of what really matters
On our lives.

Friendship

People says that it is the truly love
But sometimes it is much more than this
It's a road to the happiness,
It's a stairway to heaven
A path to the Absolute
On our lives.

Bridge

Sometimes we have no choice
Sometimes we have no way out
Take a deep breath
And let's do it

Chorus

Peeling pineapples
Four hands makes it much much easier,
Easier

Peeling pineapples
Four hands makes it much much easier,
Easier


So, open your mind

Look yourself, your life by children's eyes
That's the way how our memories
Teaches us about the living
And the expression of our beings
The secret of the plenitude
On our lives

Bridge

Chorus

Solo

Wonderful

How the time can makes some things clearer
The same tide that allows us to forget
Bring light over past happenings
Showing us the real meanings
Of what really matters
On our lives.

------------------------------------------------------------------

Bem, agora que vocês já conhecem a letra da música, contarei para vocês uma breve história sobre meu modo de compor e sobre essa música em específico.

Minhas composições, normalmente, surgem com muito mais freqüência quando acontece comigo algum evento que acaba por afetar minha psique de uma forma meio negativa, ou seja, essas idéias musicais costumam emergir em minha mente quando eu estou triste, chateado, ou deprimido por algum motivo. Esse é, inclusive, o caso da música que vou publicar aqui... Entretanto, não era essa a idéia que eu tinha quando comecei a escrevê-la.

Como disse acima, às 6:30 da última quarta-feira, dia 25/04/2007, eu acordei com uma melodia na cabeça, a qual já vinha acompanhada de uma temática definida e de algumas palavras perdidas no meio dessa linha melódica. A primeira palavra: "Wonderful".

Pensei: "Pôxa, vou fazer uma música a respeito da amizade. Uma espécie de ode à amizade..."

Baseado nessa idéia, peguei um lápis, meu caderno de idéias e comecei a compor.

Por volta das 9:30, eu terminei a maior parte da música, tendo faltado apenas o "Bridge", que me surgiu no ônibus, quando ia, na tarde desse mesmo dia, para a USP.

Como estávamos só eu e minha mãe em casa, aproveitei para mostrar para ela essa minha nova incursão pelo mundo da música. Ela, que entende pouco de inglês, mas muito de música, ouviu e perguntou:

"- Sobre o que é essa música, filho ?"

Respondi:

"- Sobre a amizade, mãe."

Então ela disse:

"- Nossa, eu achei a melodia triste... Como se alguém tivesse perdido algo lá atrás, no passado, e estivesse deixando isso prá trás de uma vez..."

Na hora que ela terminou de dizer isso, vivi um momento epifânico, fiquei estupefato e não sabia o que dizer... Era exatamente isso !!!!

Nem eu sabia muito bem por quê havia composto esta melodia e minha mãe, por meio de sua intuição e do som que cantei para ela, captou exatamente o que estava se passando nos mais obscuros recônditos da minha subjetividade.

Bem, amigos e amigas, não sei quantos eu decepcionarei com esse fato, mas a verdade é que ainda não estou pronto para lhes dizer o que eu estou deixando para trás. Talvez alguns de vocês descubram o que é, pois está absolutamente evidente na letra que escrevi. Aos outros faltarão referências, entretanto tentarei, assim que for possível, escrever aqui sobre as profundas motivações que me levaram a compor essa linha melódica.

Um beijo, para as moças, um abraço, tudo de bom e felicidades a todos e todas que participam da maior composição que este escriba e todos nós, seres humanos, realizamos durante nossas existências: A nossa vida.

Até mais.

De seu amigo,

Renato F.C..

3 Comments:

Blogger Jak said...

Nossa que legal esse comentário da sua mãe ter batido certinho com o que você queria passar, né? Mas fiquei curiosa pra ouvir a música. Grava aí em casa mesmo e põe o mp3 aí pra gente baixr. hehehe

Beijos.

1:01 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Uia, além de escritor, vc tb compõe? Gostei da música, principalmente devido a minha aliteração preferida... ppp... =)

Eu ia falar que o Gutobat precisa aprender com vc, mas já fui ameaçada de espancamento público, então não vou falar mal dele por aqui... gulp.

8:06 PM

 
Blogger The Prince. said...

0.o Poxa...além de Super Herói, Professor, Cantor, Poeta, Filófoso...você também é compositor?

0_0 Por que você não deixa um pouco de cargo para as outras pessoas??

Brincadeira. XP

Gostei da letra e tenho uma coisa para falar do comentário da sua mãe: querendo ou não, mãe sempre sabe das coisas. U_U É incrível a capacidade de "acertação" delas. XD Principalmente quando conhece o filho e tem uma boa relação com ele. \o/

Sobre o evento passado...eu desconfio uma coisa...mas, não tneoh certeza...principalmente porque eu não sei muita coisa de você...__ __'

Mas, tudo bem. Para isso que serve às tardes tomando chá com os amigos, certo? :P

A big kiss for you!!!

10:57 AM

 

Postar um comentário

<< Home