Breve balanço da Copa do Mundo 2006
Olá a todos. Tudo bom ? Espero que sim.
Após mais um recesso que se alongou mais do que gostaria, (ai, ai... preciso perder esse mau hábito...) retornarei a uma das minhas maiores paixões, o futebol, e farei aqui um breve balanço da Copa do Mundo 2006 contendo minhas impressões sobre os times que participaram da mesma e um prognóstico sobre o campeão.
Isto posto, lá vai.
Alemanha: Honraram a muito suada camisa. Destaques para o técnico Jürgen Klinsmann e para o Lateral Esquerdo Lahm, para mim uma das mais gratas revelações da Copa o melhor em sua posição.
Costa Rica: Mais fracos do que imaginava. Achei que chegariam à segunda fase. Destaque para o Wanchope, que foi o único jogador de linha que me pareceu entender algo de futebol.
Polônia: Se depender do futebol para aparecer no cenário internacional, é melhor fazer um novo Papa rapidinho. Simplesmente ruim.
Equador: Me surpreendeu pelos resultados alcançados, mas nunca sequer sinalizou com a possibilidade de abandonar a condição de mero coadjuvante.
Inglaterra: Tinha, no papel, um grande time, suficiente para chegar à final, mas esbarrou em seu maior nêmesis: Luis Felipe Scholari e numa comissão técnica que, em minha opinião, deixou à desejar, fato que não é surpresa nenhuma se levarmos em conta o que seus membros realizaram nos últimos anos tendo nas mãos aquela que eu considero ser, senão a mais, uma das mais talentosas gerações de jogadores a serviço da Rainha.
Paraguai: O triste ocaso da mais talentosa geração que o país já teve, triste a ponto do Gamarra fazer um gol contra no primeiro jogo desse país, em uma partida contra a Inglaterra que poderia ter um resultado diferente e essencial para a continuação de nossos caros primitos na competição. Destaque muito especial para o goleiro Porras, não só pelo nome mas também porque realizou excelentes atuações.
Suécia: Foi além do que me pareceu no primeiro jogo. Destaques positivos para o goleiro Isaksson e para o meia Wilhelmsson e negativos para o zagueiro Lucic, e para os atacantes Ibrahimovic, que parecia jogar muito mais para si próprio do que para o time, e para o atacante Larsson, cuja maré de azar não teve fim durante a competição. Ainda bem que ele não era zagueiro, senão teria feito uns 2 gols contra e uns 3 pênaltis.
Trinidad: Divertidos, simpáticos e estabanados. Destaques para a zaga e para o goleiro, além do meia/atacante Glenn.
Argentina: Aê hermanos, mais quatro anos comendo capim !!!! hahahahahahaha..... Destaque para o Maxi Rodrigues, que eu achava um grandissíssimo meia-bocassa e ele me calou a boca !
Costa do Marfim: Time de preparo físico avançadíssimo. Se fosse uma competição de ginástica aeróbica, artes marciais ou de levantamento de pesos, eram um dos candidatos ao título !!!!
Sérvia e Montenegro: Hein ??? Esse time jogou a Copa ??? Ah, é verdade... Então, mais Montenegro que Sérvia. Não deixou nenhuma saudade ao sair da competição...
Holanda: Pô, aí, sóóóó, muito stresssss cara... Tava precisando dar um "peguinha" e tomar uma breja lá no C.A. (quem conhece, sabe), para relaxar. Além de jogar abaixo da expectativa, ainda por cima não souberam perder de Portugal.
México: Dentro do esperado, uma das poucas, aliás. Quase fizeram um milagre, mas acho que faltou camisa.
Irã: Foram conhecer a Europa e bater uma bolinha com o pessoal que também tava lá...
Angola: Já foi uma grande surpresa a presença, qualquer coisa a mais do que a mera coadjuvância (será que existe essa palavra para expressar "condição de coadjuvante" ???) seria caso de reler as profecias sobre o fim do mundo.
Portugal: "Às armas, às armas, Sobre a terra sobre o mar, Às armas, às armas, Pela Pátria lutar, Contra os canhões marchar, marchar !" Simplesmente emocionante !!!! Arrepio até hoje só de lembrar !!!! Um time com a cara do titânico Felipão, ou seja, tudo aquilo que o Brasil não conseguiu ser. De certa forma, tive minha honra lavada por esses nobres patrícios que tão bravamente foram o mais longe que foram capazes, sendo inclusive, na minha opinião, roubados não só no pênalti que gerou o gol francês como no que não foi marcado sobre o Cristiano Ronaldo, que aliás é um craque, e só não é revelação da Copa porque o mundo inteiro já sabe que ele é um craque !
Itália: Surpreendente pelo resultado, não pelo futebol. Achei que não chegariam tão longe, especialmente com relação ao resultado da semi-final mas, convenhamos, tiveram sorte nos adversários que enfrentaram nas oitavas e nas quartas de final, sendo a única que não jogou clássico em nenhuma dessas fases. Agora, minha torcida é, sangüineamente, deles. Forza Squadra Azurra, Forza Itália !!!!
Gana: Esse time não me enGana ! (hahahahaha.... trocadilho tosco... hahahahaha...) Prá mim, só chegou aonde chegou porque a Rep. Tcheca fez uma Copa bem abaixo do esperado. Se fosse campeonato de Artes Marciais, seria difícil tirar o troféu deles, já que seus atletas bateram até na sombra da mãe deles.
EUA: Eterna incógnita. Não sabia o que esperar e nào me surpreendi. Destaques para o meia/atacante Landon Donovan, que deu um show regado a muito suor e disposição nessa Copa, jogando tudo que o Championship Manager 02/03 (jogo de video game) diz que ele joga e um pouco mais.
Brasil: SEM COMENTÁRIOS !!!! Mais quatro anos comendo capim junto com os hermanos !!!! Destaques positivos para a primeira fase do Kaká, as incursões de Robinho e Cicinho no time, e para o desempenho do Lúcio, do Juan, do Zé Roberto e do Dida (esse último. me calando a boca) na Copa. E só duas observações finais - 1ª: Comentário de Tutty Vazques em algum momento antes do jogo Brasil e Gana, site NoMínimo, do Ibest: "O Lucio não está fazendo nenhuma falta. Já o Ronaldinho Gaúcho..." e 2ª "O SurReal Madrid (como diz a amiga de uma amiga minha) vai contratar o Parreira. Motivo: Foi o único treinador do mundo que conseguiu parar o Ronaldinho Gaúcho."... É rir prá não chorar....
Croácia: Ai, meu São Suker !!!! Deixaram muito a desejar...
Austrália: Realmente o técnico Gus Hiddink é bom !!!! Depois de levar a Coréia do Sul à Semi-Final em 2002, colocou a Austrália nas oitavas dessa Copa... Admirável !!!!
Japão: E realmente o Zico é Pé-Frio !!!! Ô cara prá se dar mal em Copa do Mundo !!!! Acho que do jeito que ele dá azar nesse tipo de competição, já é algo muito positivo ele ter sobrevivido... Como se isso não fosse suficiente, o Japão foi muito mal.... Destaques super positivos para o espetacular goleiro Kawaguchi, que mais uma vez fez o possível e um pouco do impossível para fechar o gol japonês. Esse cara merece uma estátua na frente do prédio onde fica a sede da Federação Japonesa de Futebol !!!!
França: Absolutamente surpreendentes !!!! Primeiro pelo resultado, depois pelo que o Zidane tá jogando em seu belíssimo canto do cisne, depois pelo que o Henry NÃO está jogando, depois pelo mascarado que o técnico Domenecq cada vez mais se mostra, depois pela eliminação do Brasil, (se bem que daquele jeito, acho que até o Desossáticos F.C. (Ver uns 3 ou 4 posts atrás) levava aquele jogo... putz grila, viu ?...), e por último pela eliminação de Portugal, que eu achei que iria comer eles com bacalhau e vinho do Porto...
Suíça: Surpreendente pela invencibilidade: 4 jogos e 0 gols sofridos. De resto, apenas coadjuvante.
Coréia do Sul: Acho que merecia ir mais longe, mas não foi capaz de vencer a Suiça, no jogo que seria chave para sua evolução dentro da competição.
Togo: Esquecível, simplesmente.
Espanha: Mais uma ejacul.... quero dizer, eliminação precoce. Quando será que essa história de grande equipe que não se afirma vai acabar, se é que um dia vai ? Primeiro a Espanha vem, vem, vem, vem, causando furor, até que de repente, acaba indo mais cedo prá casa...
Ucrânia: Chegaram com banca de surpresa e fizeram juz. Não jogaram quase nada. O Shevchenko deve ter vindo para a Alemanha com uma longa lista de compras e uma vontade imensa de assistir os jogos nos melhores lugares possíveis, pois quase não apareceu para jogar em nenhum jogo...
Tunisia: Quem ??? Eles jogaram ??? Tem certeza ???
Arábia Saudita: O quê ??? Não, tá brincando ??? Eles também ??? Pôôôô....
Enfim, meus caros, é isso.
Quanto ao prognóstico, estou torcendo para ser Itália 1X0 França aos 52 do segundo tempo, com um gol de pênalti roubado, cometido pelo Barthez em uma bola dentro da pequena área lançada pelo Buffon para o Gilardino em impedimento, que por sua vez domina a bola com a mão, acintosamente.
Grande beijo para as moças, e um grande abraço, tudo de bom e felicidades a todos.
P.S.: Ainda bem que não entrei em nenhum bolão....... Ufa..... hahahahahahahahaha..... ;-)


1 Comments:
Grande Faria,
que beleza de retrospectiva. Pena terem metido a mão no Felipão, mas também, se colocassem uma capa no Cristiano Ronaldo acho que ele sairia voando.....
[]'s,
Sapão
7:13 PM
Postar um comentário
<< Home