Olá, amigos e amigas do Renatadas. Tudo bom ? Espero que sim.
Essa semana passada aconteceu uma coisa que achei bastante engraçada e interessante.
Desde meus últimos posts aqui no blog, tem feito morada em minha mente a idéia de atualizar esse espaço com a maior frequência possível. Entretanto, vocês podem perceber que eu só estou fazendo isso hoje. Por quê ? Explico:
Nas semanas que antecederam meu aniversário, um monte de coisas estavam acontecendo ao mesmo tempo, tanto dentro de mim quanto à minha volta, e elas geravam um monte de temas sobre os quais escrever aqui. Entretanto, prá minha grande surpresa, passou-se a semana de meu aniversário, e com ela foram-se os assuntos...
É sério. Não postei nada aqui esses dias pois achei que não havia um tema que eu considerasse digno de ser colocado aqui, nenhum acontecimento mais marcante, exceto por um sobre o qual falarei adiante. A coisa transcorreu de uma tal forma que uma amiga minha me perguntou qualquer coisa do tipo:
- E aí, como foi a semana ? O que tem feito de interessante ?
E eu respondi algo mais ou menos assim:
- Ah, a semana foi boa, mas não aconteceu nada de interessante...
Em seguida, para não parecer muito fechado, elenquei para ela dois eventos incomuns que ocorreram essa semana, ainda enxergando eles como "nada de interessante"...
Passado algum tempo após essa conversa, a qual deixou em minha mente a pergunta "Como assim, não aconteceu nada de interessante ?", começou a tomar forma uma singela epifania:
"Pô, as coisas que elenquei para ela eram sim, muito interessantes... Por que, naquele momento, não percebi isso ?"
Daí comecei a repensar sobre as coisas que aconteceram e percebi que, por algum motivo, sofri um processo que, em comunicação, a gente chama de "Agenda Setting". O conceito científico de Agenda Setting foi colocado por Clóvis Barros Filho como sendo "...um tipo de efeito social da mídia. É a hipótese segundo a qual a mídia, pela seleção, disposição e incidência de suas notícias, vem determinar os temas sobre os quais o público falará e discutirá".
Ou seja, no meu caso, passei a considerar um assunto digno desse blog apenas aquilo que correspondesse a um determinado assunto ou uma determinada expectativa pessoal minha ou daqueles que por aqui, eventualmente, passam. Surpreendente, não é ? Eu acho.
Por isso, estou revisando meus conceitos sobre o que pode ser interessante postar aqui e o que é apenas uma passagem mais corriqueira do dia-a-dia, quais eventos, sentimentos, impressões, gostos, opiniões, críticas e teorias eu considero dignas de serem aqui publicadas e quais não.
Talvez as coisas mudem um pouco por aqui... Talvez não... Talvez, com isso, acabe por postar mais vezes... Talvez não... Entrego-me, e a esse espaço, aos caprichos que o futuro reserva para cada um de nós, mais do que jamais fiz.
É um salto no vazio... Um salto e tanto... Rumo à liberdade e à flexibilidade... Rumo a uma maior irresponsabilidade profundamente comprometida com uma atitude respeitosa e responsável, pois eu sou assim. Bem e Mal, Bom e Mau, eu sou assim.
Aliás, e aproveitando o ensejo, relato-lhes as coisas interessantes que me ocorreram nesses últimos dias:
1º. Ensaio coletivo da Ode à Santa Cecília:
Muuuuito legal por um lado, foi meu primeiro ensaio na vida em que um côro do qual participo contou com acompanhamento de orquestra na realização de uma peça de música erudita onde o entrosamento entre essas duas instituições é absolutamente essencial.
Muuuuito chato por outro, o naipe de tenores estava de tal forma gritalhão e desafinado que seria mais condizente falarmos em "naipe de terrores"... Foi agressivo a ponto de me fazer amassar completamente o joelho de minha calça, de tanto que a torcia após cada grito desafinado, e arrancar lágrimas de uma querida amiga minha... So damn saaad...
2º. Seminário sobre O Potencial das Histórias em Quadrinhos para a formação da Identidade Subjetiva:
Simplesmente ótimo. Só não digo excelente pois acho que meu desempenho poderia ter sido melhor...
Como ponto muuuito positivo, ressalto a participação de meus colegas da disciplina "Histórias em Quadrinhos e Impacto Cultural" na discussão que se seguiu à apresentação do seminário. Essa sim foi excelente !!!!
3º. Encontro com meu ex-orientador da Graduação e Amigo, o Professor Leandro L. Batista:
Esse também foi excelente.
Tive a confirmação de que realizarei monitoria no curso de Propaganda Ideológica da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Ah, e fui parabenizado por esse meu caríssimo Professor e Amigo devido às "coisas boas" que ele tem ouvido a meu respeito. Puxa, esse foi um momento muito feliz !!!!
Já lhe disse, inclusive, que esse parabéns também refere-se a ele, já que grande parte do trabalho pelo qual recebi esses parabéns só se realizou devido à atenciosa e competente orientação dele. De qualquer maneira, deixo aqui registrado que sou muuuito grato a você, Prof. Dr. Leandro, e que dedico-lhe esses parabéns pois, se não fosse você, talvez eu não tivesse tamanha certeza de minha vocação quanto eu tenho e fortaleço a cada encontro nosso. Muito, muitíssimo, muitissíssimo obrigado, meu caríssimo Amigo e Professor, Leandro.
4º. Ensaio da Consumação Máxima:
Quanto a esse evento, só tenho a dizer que meu amigo Vinícius, o baixista dessa adorada e bruta banda da qual participo como vocalista, considerou esse nosso último ensaio o melhor de todos os tempos. E querem saber ? Eu concordo com ele !!!! A gente estava fodamente inspirado. Parabéns meus caros Vinícius, Fabio e Miltão. Se o show for nesse nível, será um maravilhoso marco histórico para todos nós !!!!
5º. Filme "A Viagem de Chihiro":
Essa é a dica cultural desse post. Um desenho animado dos Estúdios Ghibli, de autoria de Hayao Miyazaki, que passou hoje, por volta do meio-dia, no Telecine Premium.
Simplesmente lindo !!!! Incrível, Fantástico, Extraordinário !!!! Uma verdadeira obra de arte, poesia japonesa em forma de Anime !!!! Um cânone de cultura japonesa, repleto de tudo aquilo que a faz única, exótica, bela, repulsiva, encantadora e assustadora para nós ocidentais.
Quem tiver oportunidade assista. Pode mudar suas vidas !!!!
6º. São Paulo Futebol Clube a uma vitória da conquista do Campeonato Brasileiro:
Só tenho umas pequenas coisinhas a dizer...
TETRA CAMPEÃO !!!!
TETRA CAMPEÃO !!!!
TETRA CAMPEÃO !!!!
TETRA CAMPEÃO !!!!
Mais otimista do que nunca.
É nóis Sun !!!! É nóis Maurão !!!! [;-)]
E, para não dizer que não falei das flores...
7º. Paz de Espírito:
Essa fato foi a razão de eu não ter postado nada aqui por esses dias. Subitamente, desde meu último post e de alguns recentes eventos em minha vida, sinto uma profunda paz de espírito e uma prazerosa calmaria sentimental, como se eu estivesse finalmente reencontrando meu eixo e a mim mesmo.
O caos criativo que vivia devido à tormenta espiritual e sentimental pela qual estava passando foi a condição geratriz do processo que gerou o efeito "Agenda Setting" sobre o qual falei ali em cima, isto é, por alguns momentos passei a acreditar que s únicos assuntos que mereciam ser postados aqui eram aqueles referentes a essa tormenta e os efeitos que ela provocava em mim.
Assim, quando essa paz de espírito se fez, senti como se estivesse sem ter o que dizer, como se o assunto tivesse repentinamente me abandonado, como se a inspiração para você, eu e todo mundo cantar junto as dores e os amores houvesse ido embora para Passárgada, onde sou amigo do Rei. E querem saber de mais uma ? Me parece que, por hora, ela se foi mesmo...
Uma nova inspiração está nascendo em mim. Qual a Ave-Fênix, minha inspiração, que foi consumida às cinzas, está renascendo em uma nova chama, em um novo Pássaro de Fogo, Luz e Mito. Esse pequeno e singelo filhote está amadurecendo rápido, e logo, logo estará pronto para voar. Para onde iremos desta vez ? Hahahahaha... Só Deus sabe !!!! [:-D]
E, para não dizer que não falei de um amigo e uma amiga "floristas"...
8º. Evangelho em Meu Lar:
Participei há alguns dias atrás de um ritual espírita chamado Evangelho No Lar, realizado por um amigo muuuito querido e uma amiga muuuito querida, realizado no lar dessa minha amiga.
Esse ritual, segundo o Espiritismo, destina-se à gerar reflexão sobre nossa conduta diária e a adequação de nossos atos aos princípios cristãos, propiciando ainda uma higienização da atmosfera psíquica do lar. Nas palavras de minha mãe, uma cristã-espírita praticante desse ritual, o mesmo serve para proteger e trazer boas energias ao ambiente que chamamos de lar.
Falarei mais disso num post vindouro, mas quero registrar aqui e dividir com vocês o fato de eu ter saído desse ritual sentindo-me profundamente leve e revitalizado, como se tivesse saído de um banho muito gostoso após um trabalho muuuito difícil. Daí o título desse 8º item. Sinto que esse Evangelho No Lar realmente cumpriu sua função no que concerne ao Meu Lar, minha Subjetividade, Meu Ser mais completo.
Foram impressionantes as mensagens trazidas pelos livros usados nas leituras que realizamos durante esse ritual. Todas elas, de um jeito ou de outro, me deram a impressão de terem sido trazidas à tona carregadas de um conteúdo que eu precisava ouvir e agregar à meu ser.
Bom, em breve falarei disso mais profunda e detalhadamente. De qualquer maneira, muito obrigado, meu caro amigo e minha cara amiga, por terem me convidado a participar desse ritual. Considero que o mesmo foi muito importante para mim.
Ufa, acho que dessa vez surgiu um novo campeão. Eis o mais extenso post que já escrevi no Renatadas.
Àqueles que tiveram paciência para ler até aqui, muitíssimo obrigado e desculpem a gargantuanidade do presente texto.
É... No fim das contas, o post "sem assunto" trouxe mais assuntos do que muitos dos outros textos aqui colocados.
Um grande beijo para as moças, um grande abraço, tudo de bom e felicidades a todos e todas que trazem a esse espaço cibernético, o colorido e a beleza de suas presenças.
Até mais.
De seu amigo,
Renato F.C.
P.S.: Enquete - Por favor, respondam nos comentários: Você acha que esse post deveria ter sido dividido ? Se sim, como o faria ? Se eu fosse dividí-lo, separaria cada um dos números e os postaria cada um em um dia. Que acham dessa opção ? Desde já, muitíssimo obrigadasso pela participação. [:-)]