quarta-feira, outubro 25, 2006

Alta Fidelidade

Olá amigos e amigas do Renatadas. Tudo bom ? Espero que sim.

Conforme disse no último post, falarei aqui sobre minhas cinco bandas prediletas e sobre meu grande amigo Khorlos. O capítulo que versará sobre as perigosíssimas pessoas que possuem Gather Information (Obter Informação) 129 ficará para muito em breve. Por favor, mil desculpas, cara Mel.

Assim, ressalto que, dos dois fatos que serão colocados aqui, advem o título desse post.

Primeiramente, "Alta Fidelidade" é o nome de um filme que conta a história de um cara que apresenta uma quase obsessão por fazer listas de cinco itens, abrangendo desde suas cinco bandas prediletas (como eu farei), até as cinco melhores mulheres com as quais ele já se relacionou.

Em segundo lugar, considero que é necessário uma Alta Fidelidade para manter uma amizade prestes a completar 23 anos. E a amizade que tenho com meu caríssimo amigo Khorlos se encontra precisamente nesse estágio.

Além disso, em breve entenderão como esses dois fatos estão absolutamente conectados. Vamos a eles, então:

1º. Bandas prediletas: Não as ordenarei, pois não consigo classificá-las em uma hierarquia que coloque qualquer uma delas nem em melhor, nem em pior posição que as outras, então, as colocarei em ordem de descoberta, de tal forma que as que conheci primeiro ficarão acima.

- Beatles
- Deep Purple
- Mr. Big
- Queen
- Rush

Acho que vale a pena destacar que o critério que uso para colocar essas bandas como as cinco melhores de todos os tempos, na minha opinião, é minha consideração de que nenhuma delas lançou algum trabalho que eu tenha ouvido sem chegar ao final e dizer: MUUUUUITO FODAAAA !!!!

Ou seja, isso quer dizer que considero mais de 90% das músicas dessas bandas, trabalhos do mais alto nível, irrepreensíveis no que concerne à adequação das mesmas àquilo que entendo como as propostas que as bandas possuíam em determinada época.

Isso sem falar em minha convicção de que, tecnincamente, todas as músicas dessas bandas podem ser consideradas perfeitas em todos os aspectos que permeiam a criação, execução e a gravação das mesmas, em todos os seus momentos.

Agora, será que vocês sabem por que eu me tornei fã dessas bandas ? Por que me tornei um ávido ouvinte de Rock n' Roll, Hard Rock, Heavy Metal, Classic Rock, Blues, Jazz, Música Clássica, Rockabilly, e todos os demais ritmos ligados ao Rock que, porventura, me agradam ?

Por dois motivos:

1º.: Meu pai, quando eu era criança, costumava ouvir o que a gente chama hoje de Classic Rock nas manhãs dos fins de semana.

2º.: O Khorlos passou mais de um ano me "catequizando" para que eu deixasse de ouvir Techno e Flash House e passasse a ouvir "METAAAAAAL" (grito by Detonator, vocal do Massacration... hahahahaha...).

Ou seja, sem a participação imprescindível desse meu caríssimo amigo, que aniversariou no último dia 20/10, eu teria corrido o sério risco de não gostar de Rock, nem de todos os ritmos que coloquei acima.

Mas quais as prováveis conseqüências dessa minha alienação ao Rock, vocês podem estar se perguntando. A resposta é simples:

- Não cantaria em côro.
- Não cantaria em banda.
- Não manjaria nem o pouco que eu manjo de música.
- Seria mais NERD do que já sou.
- Seria um infeliz e preconceituoso ouvinte da Metrô 97 (rádio de música eletrônica).
- Não teria a maior parte dos amigos que tenho hoje.

E, finalmente,

- Seria um cara com uma vida muuuuuito chata... hahahahahahaha....

Assim, Khorlos, se não fosse você, eu estaria, definitivamente, perdido, um pobre ser humano alienado daquela que eu mesmo considero a mais prazerosa das artes.

Mas é claro que minha amizade com meu bom e (cada vez mais) velho amigo Khorlos não se resume a isso. Entretanto, acredito que esse post ficará grande demais se eu começar agora a relatar sobre a amizade que eu tenho com essa figura espetacular que é o Khorlos.

Assim, deixarei para o próximo post. Se tudo der certo, até sexta, 27/10, ele estará aqui.

Grande beijo para as damas, abraço, tudo de bom e felicidades a todos e todas que por aqui flutuam ao seu bel prazer.

Até mais.

De seu amigo,

Renato F.C.

P.S.: Por favor, desculpa mesmo, Mel... Agora o post que você tanto quer ler ficará para próximo do próximo. Por gentileza, minha cara, tenha mais um pouquinho de paciência, ok ? [:)]

quinta-feira, outubro 19, 2006

Nuvem de Lágrimas & etc...

Olá, caríssimos amigos e caríssimas amigas do Renatadas. Tudo bom ? Espero que sim.

Não sei se alguém ficou assustado mas, em todo caso, já aviso: Esse não é outro post dedicado à choradeira... hahahaha.... [;-)]

"Palma, palma... não priemos cânico..." hahahahahahaha... [:-p]

Explico: Este título se refere a um dos mais agradáveis momentos que passei esse ano, ou seja, ao dueto realizado na excelente companhia de minha adorada amiga, regente, professora de canto e "parceira sertaneja", a excelentíssima Sandra Espiresz, também conhecida pelo brilhante e singelo apelido de Sun, que formou comigo essa dupla justamente para cantar essa famosa música de Chitãozinho e Xororó. E um detalhe: Eu fui o Xororó !!!! hahahahaha... [:-D]

Sei que já a agradecí pessoalmente e por scrap no orkut, mas agora o farei novamente nesse cantinho de meu coração, o qual construo paulatinamente, com cada letra que aqui registro.

Sun, muito, muitíssimo, muitissíssimo obrigado. Agradeço não só por ter realizado esse dueto comigo, que foi um orgulho tremendo, e pelo qual lhe sou profundamente grato, mas também por colaborar de maneira tão dedicada, competente, cuidadosa e bondosa no desenvolvimento de minha voz. Estendo esse agradecimento ao grande e caro Fernando, preparador vocal do grupo coral do qual participo, regido pela maravilhosa Sun, e aos amigos e amigas que compõem esse grupo e o fazem cada vez mais especial, tornando possível o reverberar, nos corações e nas almas de cada um de nós, o desejo, que todos nós possuímos, de realizar um trabalho artístico competente, belo, agradável e, utilizando a expressão que minha mãe usa para nos descrever, angelical.

Xiii, amigos e amigas... Vejo que esse post já ficou meio grandinho... Assim, reduzirei o número de "etceteras" a serem abordados, prometendo para muito em breve os itens faltantes.

Isto posto, parto para um outro agradecimento:

Agradeço, de todo o coração, os comentários que vocês, amigos e amigas do Renatadas, têm postado nesse humilde cafofo ciberespacial. Suas observações divertidas, argutas, inspiradas e inspiradoras tem feito daqui um lugar muito melhor e mais vivo. Brigadasso mesmo !!!! :-)

E Henrique, meu caríssimo amigo, seu comentário, especialmente, me deixou sem palavras e, mais uma vez, profundamente emocionado e agradecido a Deus pela dádiva de contar com sua sincera e profunda amizade, fato que me deixa muito honrado. Brigadão, cara, você tem cadeira cativa no meu coração.

(sob musiquinha dos Looney Toones, com a vo-voz do Ga-Gaguinho): "Bom, po-por hoje é só-só pe-pessoal !"

A seguir cenas do próximo capítulo:

- As minhas cinco bandas prediletas: Nomearei quais formam esse seleto grupo citado, no post anterior, sem essa discriminação.

- Gather Information (Obter Informação): 129 - Perigo: Alta Tensão !!!! Cuidado !!!! [;-)](Essa, talvez, só o pessoal que já joga R.P.G. irá entender, mas quando eu for postar, explico melhor, fácil, extremamente fácil, prá você e eu e todo mundo entender junto... Ou, como diria o Gâs: - Vai todo mundo entendeeeer à vontade... hahahahaha... [:-p]

- Aniversário do Khorlos, um de meus dois amigos mais antigos (o outro é o David, irmão dele) e uma das pessoas que conheço há mais tempo (nem preciso dizer quem é o outro... hahaha...), excetuando-se minha família. São só 22 anos de amizade. [:-p] ('Tamos ficando velhos, hein, meu... hahaha...[;-)])

Enfim, grandes beijos para as doces moças, um grande abraço, tudo de bom e felicidades a todos e todas que navegam por essas, nem sempre, tão serenas águas ciberespaciais.

Até mais.

De seu amigo,

Renato F.C.

domingo, outubro 15, 2006

Piango.

Olá caríssimos amigos e caríssimas amigas desse que vos escreve e desse que é escrito. Tudo bom ? Espero que sim.

Aqueles que me conhecem mais intimamente sabem que eu possuo uma característica peculiar em minha subjetividade. É raríssimo eu chorar.

Nos últimos 5 anos, até ontem, talvez eu tenha chorado umas 2 vezes bastante discretas, umas poucas lágrimas escorrendo dos olhos, que nem se avermelhavam. Isso, no máximo !

Não sei a opinião de vocês, mas isso não é algo de que me orgulhe. Eu acho até profundamente estranho e inquietante.

Assim, qual não foi minha surpresa ao ter me emocionado a ponto de chorar plenamente, com lágrimas escorrendo como cachoeiras, pequenos soluços e respiração arfante. Os gênios responsáveis por essa façanha ? Jon Lord e Henrique Moura Carvalho.

Isso mesmo ! Jon Lord. Surpreendente, não !

Para os que não consideram dessa maneira, explico a premissa desse meu pensamento. Jon Lord foi um dos fundadores e, por mais de 30 anos, compositor, pianista, organista e tecladista do DEEP PURPLE, uma das bandas mais importantes da história do Rock'n Roll, e, mais especialmente, do Hard Rock, uma das minhas cinco bandas prediletas, com certeza.

Entretanto, ressalto que, como escrevi acima, não foi só ele o responsável pela avalanche emocional que vivi hoje. Seu cúmplice foi meu grande e caríssimo amigo Henrique, irmão de minha ex-namorada Paula, já citada nesse blog algumas vezes, o qual me deu o álbum "Beyond The Notes", cuja autoria é desse supra-citado, que eu considero um monstro sagrado da música, como presente de aniversário.

Junte isso a uma noite anterior fria e tristonha, e temos os ingredientes capazes de derreter as calotas polares que compõem minhas glândulas lacrimais.

E, querem saber de uma coisa: Foi maravilhoso !!!!

A profunda emoção que me invadiu a cada música desse álbum, o ressoar de minh'alma atormentada reverberando junto e para além das notas que compõem as músicas dessa obra musical realmente me trouxeram um alento e um entendimento transcedental de tudo que está se passando comigo atualmente, de uma tal forma que o nome desse CD evoca em mim nada mais do que o "state d'art" do nomear um trabalho artístico, um estágio muito próximo da perfeição divina que nós seres humanos fugazmente manifestamos.

Enfim, não tenho palavras para agradecer a meu grande e caríssimo amigo Henrique e a meu grande ídolo, Jon Lord, por tornarem tudo isso possível para este que ora escreve. Muito, muitíssimo, muitisíssimo obrigado !!!!

Um grande beijo para as moças, um grande abraço, tudo de bom, felicidades e até mais a todos e todas que borboleteiam por esse "jardim de mim".

De seu amigo,

Renato F.C.

P.S.: Sun, minha caríssima amiga, espero que você tenha paciência para chegar aqui e receber esse meu novo pedido de desculpas por, mais uma vez, ter escrito um post extenso... Continuarei tentando ser menos prolixo.

quinta-feira, outubro 12, 2006

Algo não quer calar; Tampouco falar; Então, "assuntemos"...

Olá, caríssimos amigos e caríssimas amigas do Renatadas. tudo bom ? Espero que sim.

Sabem quando bate aquela imensa vontade de escrever e contar pro mundo inteiro tudo a respeito de todas as coisas que formam o turbilhão que está se passando dentro de você ? Bom, estou exatamente assim, mas sei que, nesse momento não sou capaz de escrever sobre isso...

Assim sendo, falarei de outros assuntos:

1. Dia das Crianças:

Não sei se isso também aconteceu com vocês, mas eu me lembro muito claramente de ficar bravo e/ou chateado porque queria crescer logo e deixar de ser criança, na ilusão de que, quando adulto, eu poderia fazer tudo que eu tivesse vontade (menos aquilo que vocês estão pensando, Mauro e Gâs... hahahahaha [:p]) e meus pais ficarem me dizendo que, quando eu fosse adulto eu me arrependeria desse pensamento e iria desejar muuuuito ser criança novamente.

Agora, talvez mais do que nunca, entendo essa fala de meus pais... E querem saber ? Dou os dois braços a torcer...

E não é por causa dos presentes (brinquedos que eu adoraria e roupas que eu odiaria) que eventualmente ganharia no dia de hoje que eu digo isso. É porque viver naquela época me parece ter sido bem mais fácil e gostoso do que viver hoje. Como gostaria de voltar a encarar o mundo com a simplicidade, a espontâneidade, a curiosidade e a liberdade de uma criança...

Pôxa, acho que realmente vale a pena eu me esforçar para tentar equilibrar minhas experiências e minhas capacidades como adulto com essas características mais juvenis que eu tanto sinto falta...

2. Fatos recentes a destacar:

- Gâs, grande amigo meu e baixo do CoralUSP falando em voz de cabeça.
- Daniel, amigo meu e tenor no CoralUSP falando em voz de peito.
- Sun, minha grande amiga, caríssima regente do CoralUSP não conseguindo segurar a risada ao ver o Gâs falando ininterruptamente em voz de cabeça.
- Eu, rindo incontrolavelmente, como há muito tempo não acontecia.
- Mari, uma cara amiga minha cantando com uma postura excelente, sem pigarro na garganta e com a voz mais bela do que nunca. Parabéns, M'Lady !!!!
- Último ensaio, de três horas, da Consumação Máxima, banda na qual participo como vocalista, posterior almoço e papo sobre R.P.G. Star Wars na excelente companhia de Gâs, Mel e Henrique, irmão do Gâs.
- Meu inconsciente aprontando mil e uma armadilhas para chamar minha atenção para si e para algo que eu ainda não fui capaz de captar em suas manifestações.
- Montagem de Personagem para campanha de Star Wars R.P.G.
- 1ª entrevista de minha grande amiga e ex-namorada, Paula Moura, para a All T.V. com a participação especial dos "Amigos do QG do Julio". [;)]
- Jogo da Campanha do Círculo de Fogo - Por favor, sem mais atrasos, ok ??? Valeu !!!! [:)]

Eu juro que achei que esse seria um post curto, mas vejo que, novamente, não rolou... C'est la vie... (Desculpa Sun, continuarei tentando... [;)])

Um grande beijo para as moças, grande abraço, tudo de bom, felicidades e até mais a todos e todas que, vez em quando, me dão o prazer de flanar por esse humilde jardim de idéias e confissões.

De seu amigo,

Renato F.C.

sexta-feira, outubro 06, 2006

Vertigens

Olá, amigos e amigas do Renatadas. Tudo bom ? Espero que sim.

Esse será mais um daqueles posts curtos que falam de minhas obscurecidas profundezas:

Vocês já sentiram como se o mundo inteiro, o Sistema Solar inteiro, a Via Láctea inteira, o Universo inteiro estivesse girando em uma constante dança revolutiva, e você, só você, unicamente você, estivesse parado ?

....................................................

.......................................

..........................

Então, é exatamente assim que estou me sentindo...

E isso não é legal ! Causa intensas vertigens em minha psiqué... Manter meu "Eu" de pé se torna um verdadeiro desafio... Parece que a qualquer momento irá ao chão... Mas estou tranqüilo... Acho que agüentarei... Aliás, como das outras vezes...

Um grande beijo para as moças, grande abraço, tudo de bom e felicidades a todos e todas que me dão o prazer de visitar essa humilde esquina do cyberespaço.

De seu amigo,

Renato F.C.

quinta-feira, outubro 05, 2006

Slow Like Honey

Olá, caros amigos e caras amigas do Renatadas. Tudo bom ? Espero que sim.

Nesse post, acredito que revelarei minha intimidade de uma maneira como nunca imaginei ser capaz de realizar aqui. Nesse post vocês conhecerão meu hino particular. A música que revela meu "ideal de Eu", a abismal e idiossincrática subjetividade que pulsa dentro de mim com a vibração de um Contrabaixo Sinfônico e me incendeia de vontade de manifestá-la. Conseguirei ?...

Aliás, sabem por que farei isso ? Ora, ora...

Farei isso devido a uma epifania que me ocorreu nessa madrugada, durante um delicioso e libertador sonho, e foi inspirada por algumas pessoas e alguns eventos recentes ocorridos comigo. A essas pessoas eu deixo meu profundo agradecimento, me resguardando o direito de não revelá-las.

Assim, chegarei a esse momento revelador simplesmente reproduzindo aqui a letra de uma música escrita e gravada por Fiona Apple em seu primeiro álbum, Tidal. Isto posto, vamos à ela:

---------------------------------------------------

Fiona Apple - Slow Like Honey

You moved like honey
In my dream last night
Yeah, some old fires were burning

You came near to me
And you endeared to me
But you couldn't quite discern me

Does that scare you?
I'll let you run away
But your heart will not oblige you

You'll remember me
Like a melody
Yeah, I'll haunt the world inside you

And my big secret
Going to win you over
Slow like honey, heavy with mood

I'll let you see me
I'll covet your regard
I'll invade your demeanor

And you'll yield to me
Like a scent in the breeze
And you'll wonder what it is about me

It's my big secret
Keeping you coming
Slow like honey, heavy with mood

Though dreams can be deceiving
Like faces are to hearts
They serve for sweet relieving

When fantasy
And reality
Lie too far apart

So I stretch myself across like a bridge
And I pull you to the edge

And I stand there waiting
Trying to attain
The end to satisfy the story

Shall I release you?
Must I release you?
As I rise to meet my glory

But my big secret
Going to hover over your life
Going to keep you reaching
When I'm gone like yesterday
When I'm high like heaven
When I'm strong like music
'Cause I'm slow like honey and heavy with mood

------------------------------------------------------

...

Apenas isso, e nada mais.

Um grande beijo às doces mulheres que passeiam por aqui, um abraço, tudo de bom e felicidades a todos e todas que me dão o prazer de suas visitas e eventuais comentários. "You Are The Music" !!!!

Até mais.

De seu amigo, desvelado,

Renato F.C.

quarta-feira, outubro 04, 2006

2 em 1

Olá amigos e amigas do Renatadas, tudo bom ? Espero que sim.

Como o título diz, esse post era prá ser dois posts, entretanto não tive tempo para digitar os textos esses últimos dias. Isto posto, vamos lá:

1- Rockstar Supernova.

Não sei se vocês que eventualmente visitam esse ciberespaço já ouviram falar desse reality show, mas ele apresentava um concurso para escolher o vocal da banda "Supernova", cujo estilo me parece um pseudo Hard-Rock com pinta de New Metal modernoso e cuja formação contém Gilby Clarke, ex-Guns n'Roses na guitarra, Jason Newsted, ex-Metallica no baixo e o espetaculoso Tommy Lee, ex-Motlëy Crüe na bateria, em uma dinâmica competitiva muito parecida com a do famigerado "Fama", que passa na Globo.

Como típico pseudo-intelectual, torci o nariz para esse reality show até que a regente do grupo Coral do qual faço parte, minha querida Sun, me enviou um e-mail com links para algumas apresentações que ocorreram no programa. Ah, bendita Sun !!!!

Querem saber de uma coisa: Até agora não me lembrei de agradecê-la. Muito obrigadasso Sun !!!!

Olhem, tudo que eu tenho a dizer sobre esse programa se resume a uma palavra: Maravilhoso !!!! E o melhor: O People and Arts, canal de TV a cabo passou durante o último fim de semana todos os programas. Que coisa mais deliciosa poder assistí-lo do começo ao fim !!!!

Para todos aqueles que gostam de Rock n' Roll, e especialmente para aqueles que, como eu são fissurados pela arte vocal do Rock e/ou têm alguma inclinação para se tornarem vocalistas, seja amadoristica, seja profissionalmente, esse programa é uma verdadeira aula de como se tornar um competente vocal de Rock.

Muitas dicas relevantes, algumas nem tanto e, principalmente, performances espetaculares. Recomendo a todos que busquem os vídeos relativos a esse programa pelos "YouTube's" da vida.

Só uma ressalva: Como nada é perfeito, o vencedor foi a pessoa que eu mais detestei no programa, por ser muuuito mala.

2- Futebol (muuuuito) amador

Esse último domingo o pessoal do Desossáticos, time do qual faço parte, sobre o qual já falei anteriormente nesse ciberespaço (no dia 06/06/2006) organizou um rachão em uma quadra perto do apê onde moro.

Amigos e amigas, que delícia voltar a jogar bola !!!! E o melhor: Sem cansar !!!!

Acredito que, devido ao fato de estar fazendo Musculação, Kung Fu e Yoga numa academia aqui que fica a menos de 100m de onde moro, eu estou com um condicionamento físico que me surpreendeu muito positivamente. Prá vocês terem uma idéia, eu nunca fiz tanto gol em minha vida !!!! E olha que eu sou zagueiro !!!!

Corri do primeiro ao último minuto da 1:30 em que jogamos e saí do jogo super bem disposto. Pena não poder dizer o mesmo dos meus pés, que saíram arrebentados, mas assim como ocorreu com seu dono, garanto: Eles estavam felizes da vida !!!!

Enfim, é isso.

Um grande beijo para as moças, um grande abraço, tudo de bom e felicidades a todos e todas que passeiam por esse pequeno espaço internético.

De seu amigo,

Renato F.C.