Eu, o Amor e o Tempo - Reflexões
[Iniciando o post ao som de Kawamoto Makoto - Hanbun - Da Trilha Sonora do animê Ruroni Kenshin - Samurai X]
Olá amigos e amigas do Renatadas, tudo bom ? Espero que sim.
Anteontem ocorreu comigo um fato que eu considero muito interessante. É o seguinte:
Estava conversando com algumas pessoas no MSN e, não sei exatamente por quê, se por coincidência, sincronicidade ou influência sobrenatural, aconteceu de surgiu o assunto "vida amorosa" e algumas amigas minhas resolveram me perguntar, quase ao mesmo tempo, a respeito da situação de meu "coração".
Papo vai, papo vem, uma delas me pergunta quais são as minhas demandas em relação à mulher que eu busco para ser minha parceira. Eis minha resposta:
"(...) sendo bem exato e, ao mesmo tempo bem vago, minha demanda é por alguém que satisfaça o maior número possível de expectativas que eu tenho, e que eu possa satisfazer no maior número possível de expectativas da pessoa, de tal forma que seja um relacionamento longo e duradouro, com tendência a se firmar até que a morte nos separe..."
"Um detalhe é que as expectativas que eu considero mais importantes são aquelas relacionadas ao caráter e aos princípios da pessoa, as quais, mais provavelmente, não irão se desgastar com a passagem do tempo..."
Ao que minha amiga respondeu:
"Poxa. Gostei da sua resposta."
"E como as mulheres não estão correndo atrás de vc. (acho que aqui ela pretendia usar uma "?")"
"Que mundo doido."
Ao que eu respondi:
"Quanto ao fato das mulheres não estarem correndo atrás de mim, acredito que há dois motivos:
1: Não sou nenhum galã de cinema. (ou seja, nem bonito, nem rico.)
2: Sou muito ruim para estabelecer relacionamentos, especialmente os amorosos, em grande parte devido à minha timidez para agir nesse sentido."
Aliás, sobre esses dois aspectos, especialmente o segundo, já comentei em vááááários posts anteriores desse blog, especialmente os seguintes:
"Sem Vergonha": http://renatadas.blogspot.com/2007/05/sem-vergonha.html
&
"Estranho à Beleza": http://renatadas.blogspot.com/2007/04/estranho-beleza.html
Bom, voltando à reflexão que esses fatos me trouxeram, será que pedir uma mulher assim é pedir demais ?
Acho que não, mas depende de minhas expectativas... ;-)
E, cá entre nós, minhas expectativas não são das mais impossíveis de serem satisfatoriamente preenchidas.
Assim, que passa para que eu esteja solteiro e sem perspectivas de nenhuma história de amor num futuro próximo ? Respondo:
Se passa que eu não me considero preparado para deixar de ser solteiro. E querem saber por quê ? Explico:
Vêem lá em cima quando falo de minhas demandas ? Então, percebam que não basta que uma mulher preencha minhas expectativas. Eu devo me sentir capaz de preencher aquelas que eu acho serem as expectativas dela.
E como eu não sei, tampouco tenho como saber quais são essas expectativas sem conhecer uma mulher mais profundamente, cá estou eu novamente preso em um círculo vicioso.
Além disso, para descobrir esses aspectos da subjetividade de uma mulher, muito provavelmente eu terei que me tornar um bom e próximo amigo dela. E, para muitas mulheres, um amigo que atinja esse nível de intimidade não pode ser um namorado pois, caso o relacionamento entre os dois dê errado, corre-se o risco de se perder a possibilidade de manter uma duradoura, bela e grande amizade com esse que outrora era aquele tão agradável amigo e confidente.
Eis então mais um desafio.
Mas querem saber de uma outra coisa:
Exceto por uma mulher, com a qual tive, inclusive, meu relacionamento amoroso que pior terminou, todas as minhas ex-namoradas foram antes amigas bastante próximas...
E nossos relacionamentos anteriores se desenvolveram a partir de amizades muito prazeirozas para ambos. E quando digo prazeirozas, é no bom sentido, não no sentido bom... hahahahahaha...
Mas... Hey ! Espera aí...
EUREKA !!!!
E faz-se a luz no fim do túnel... É, amigos e amigas, nem tudo está perdido para este que vos escreve... hahahahahaha... ^_^d
Aliás, amigas... BEWARE OF ME !!!! Mwahahahahahaha... :-p
Brincadeirinha meninas. Em todos os meus anos nessa companhia vital para mim mesmo, que é minha vida amorosa, essa transição amizade/romance sempre acabou ocorrendo naturalmente, sem que nenhum evento mais impactante tenha acontecido no decorrer de minha vida ou da vida da pessoa durante nosso período de amizade.
E vale também ressaltar que sempre que essa transição ocorreu, foi com mulheres solteiras que estabeleceram comigo relacionamentos de amizade em que, desde seu início, já havia uma tendência "romântica" por parte tanto minha quanto da outra pessoa.
Entretanto, voltando ao "bojo da questã", seria bom, e até relativamente simples, se fosse só isso... Seria só esperar que alguma amiga minha preencha as minhas expectativas, o que não é tão difícil de acontecer, haja vista que eu costumo selecionar muito bem as pessoas com quem mantenho amizade, que essa mesma estivesse solteira, e que ela demonstrasse, em algum momento, interesse amoroso por mim que lá estaria eu a caminho de mais uma tentativa de ter um relacionamento amoroso construtivo e sem prazo de validade.
Simples, não é ? Esperar é simples, eu acho... Mas, infelizmente, não é só isso...
Como pretendo ter esclarecido acima, o que considero mais difícil não é encontrar uma mulher que preencha minhas expectativas, mas sim que eu me considere capaz de não apenas descobrir, que é um primeiro passo, mas também, e principalmente, de preencher as expectativas dela.
E isso, definitivamente, nesse momento, por mais difícil de admitir que seja, não me considero capaz de fazer.
Inclusive, aí se encontra uma de minhas motivações para trabalhar em todas as coisas que tenho feito, muitas das quais, realizo justamente tencionando satisfazer minhas expectativas acerca daquilo que eu considero um homem capaz de satisfazer as expectativas da mulher com quem pretendo compartilhar todo o amor que eu tenho em meu coração, as quais, acredito eu, não serão muito extravagantes, uma vez que me considero incapaz de ter um relacionamento amoroso verdadeiro e potencialmente duradouro com uma mulher que tenha expectativas muito extravagantes.
Afinal, aquelas que considero ser as melhores mulheres que conheci em minha vida sempre foram as mais frugais e equilibradas.
Então, considerando tudo isso e mais a maneira particular como entendo Deus e vivo minha Fé Nele, tenho a mais absoluta convicção que, quando chegar o momento certo, ou seja, quando eu estiver pronto, hei de viver mais uma experiência amorosa, a qual pode até ser efêmera, posto que será uma chama, mas será eterna e infinita enquanto durar.
Um grande beijo às moças, um grande abraço, tudo de bom e felicidades a todos e todas que por aqui passam deixando suas pegadas nesse fofo areal de meus devaneios.
Até mais.
De seu amigo,
Renato F.C..
[Termina o post ao som de Kathleen Battle interpretando "Lovers", música e letra de Shigeru Umebayashi, da Trilha Sonora do filme "O Clã das Adagas Voadoras", um dos melhores e, com certeza, um dos três mais belos filmes que já vi na vida. Clipe e letra abaixo.]
---------------------------------------------------------------------
Lovers
Musica e Letra: Shigeru Umebayashi
Intérprete: Kathleen Battle
There was a field in my old town
Where we always played hand in hand
The wind was gently touching the grass
We were so young, so fearless
Then I dreamt o'er and over
Of you holding me tight under the stars
I made a promise to my dear lord
I will love you forever
Time has passed
So much has changed
But the field remains in my heart
Oh, where are you?
I need to tell you I still love you
So I reach out for you
You fly around me like a butterfly
Your voice still echoes in my heart
You are my true love
There was a field in my old town
Where in spring all flowers blossomed wide
We were chasing butterflies
Hand in hand 'til close of day
Your voice still echoes in my heart
---------------------------------------------------------------------
P.S.: Aliás, só agora percebo o quanto essa música é perfeita para este post... Terá sido ela destinada a encerrá-lo ? Gosto de acreditar que sim. See'ya !!!! ^_^d

