Feliz Ano Novo
Olá, amigas e amigos do Renatadas. Tudo bom ? Espero que sim.
Esse post que agora escrevo será o último desse ano de 2006, um ano que, para a maioria das pessoas que eu ouço falar sobre ele, eu inclusive, foi um ano difícil.
E por que terá sido tão difícil ? Sobre as razões que motivaram essa opinião nos outros, pouco, ou quase nada, posso dizer. Sobre a motivação dessa minha opinião, por outro lado, posso afirmar que ela decorre do fato de este ano ter apresentado uma configuração bastante curiosa...
Viver 2006, para mim, foi como estar constantemente surfando em uma praia onde, na maior parte do tempo, as águas trazem ondas que não exigem nenhum esforço muito especial para serem superadas podendo ser, até mesmo, aproveitadas para uma breve exibição de perícia.
Entretanto, eventualmente, tornava-se necessário encarar um ruidoso e bravio mar, cheio de grandes e numerosas ondas que, em determinados momentos me colocaram em um alto patamar, enquanto em outros me levaram para um baixio perigosamente localizado sob uma branca, espumante e furiosa crista que, inevitavelmente, quebrava sobre mim, exigindo o máximo de minhas habilidades como surfista e nadador.
Não tivessem sido tão comuns os episódios de mar intempestivo, esse teria sido um ano bem calmo... Agradável, até... Tudo bem, talvez esteja sendo duro demais, este ano teve muitos momentos agradáveis, mas realmente me questiono se posso qualificar esse ano como agradável... Provavelmente só essa dúvida já justifica o abandono dessa possibilidade...
Taí, estou com vontade redescobrir um pouco esse ano de 2006. Assim sendo, parto agora para uma breve, muuuuito breve retrospectiva deste período que se encontra tão próximo a seu ocaso. Me acompanham ? Estou certo que, pelo menos a partir de março, será tudo mais fácil, pois contarei com a prestativa memória deste espaço que ora atualizo. Vamos lá !
--------------------------------------------
Retrospectiva 2006 - "Como uma onda no Mar"
1- Janeiro: Mais do que um início de quase tudo, o início de um fim...
- Última de minhas viagens ao Sul de Minas Gerais:
A última viagem que fiz a esse tão agradável local como namorado de minha ex-namorada Paula. Algo de que certamente sinto muita falta, não só pelo local, ou pelos momentos gostosos que passei lá, mas, com absoluta certeza, por tudo isso somado às pessoas que tornam aquele tão querido cantinho do Brasil um lugar muito especial para mim. Obrigado a todos e todas, por tudo. Assim que possível, passarei novamente por essas bandas.
- Início de minhas atividades como mestrando da USP:
Uma introdução meio confusa, estabanada, realizada às pressas e sem quase nenhuma preparação. Boa para levantar a poeira e acenar com o tipo de dinâmica que se tornaria uma constante nesse período de minha carreira acadêmica, para não dizer, em minha vida...
- Ensaio da Perpetual (Banda de Hard Rock da qual sou co-fundador):
Primeiro ensaio após mais de 1 ano de inatividade. Um momento bastante bom e surpreendentemente promissor que, feliz ou infelizmente, só veio a dar frutos muito mais tarde... Mas isso é papo para mais adiante... Meu destaque aqui é o fato de que, nesse momento, senti uma confiança em atuar como vocalista dessa banda que nunca havia sentido antes. Um pequeno passo para o Renato, mas um grande passo para o vocalista que compõe meu ser.
2- Fevereiro: Um mês, precocemente digno de um Réquiem...
- Fim de meu namoro de 4 anos e 9 meses com minha ex-namorada Paula:
Poderia falar muito sobre isso, mas hoje sei que seriam palavras que o vento levou, cujo som veio a fenecer apenas há pouco tempo atrás. Se aconteceram momentos em que tive de usar toda minha habilidade como nadador e surfista, da maneira como descrevi acima, certamente este foi um deles. Posso dizer que apenas devido a isso deixei de ser engolido pelo mar após ter encontrado essa onda, esse quase Tsunami. Houve um Renato antes disso. Após um longo período de reinscrição, passou a haver outro. Que certamente são o mesmo, vivenciando novas dimensões.
3- Março: Mês de nascimento de meus pais, do relacionamento deles e desse que ora escrevo. Muitos Peixes que habitam o imenso oceano que sou...
- Aniversários de meus Pais e de seu Casamento:
Sobre isso não há muito a dizer, exceto que, apenas devido às espetaculares pessoas que eles são, cá estou e sou, e que por isso lhes serei absoluta e eternamente grato. Obrigado por tudo que vocês são e por tudo que me ensinaram, ensinam e ensinarão. Vocês são e sempre serão meus herói e heroína.
- Nascimento de meu segundo "filho", o Renatadas:
Antes de falar sobre isso, explico: Renatadas é meu segundo filho pois minha primeira filha é a Perpetual. [;-)]
Esse evento e aquele que onde o mesmo é relatado falam por si só. Com esse meu filho a meu lado, encontro total liberdade para expressar-me e cantar as dores e os amores de viver minha vida, ser e estar que sou e estou. Não consigo mais me imaginar sem ele para falar e ouvir. Enfim, um presente que me dei e que construo a cada letra que me animo a digitar. Agora, me digam uma coisa: Ele não é minha cara ???? hahahahahahaha... [:-p]
4- Abril: Um mês sobre o qual poucas lembranças guardo... Estranho...
- Entrega de projeto de pesquisa para requisição de bolsa à Fapesp:
Estranhamente, ou não, como diria Caetano Veloso, essa é a única lembrança que guardo desse mês, exceto pela excelente discussão sobre o papel da música enquanto arte que ocorreu nesse blog. E dessa lembrança me recordo claramente de correr e trabalhar como um louco para aprimorar meu projeto de pesquisa, o qual entreguei na sede da Fapesp na tarde daquele que seria último dia.
Digo "seria" pois, como num filme B de comédia "pastelinho estudantil", após correr como um doido por toda a última semana desse mês atrás de todas as assinaturas necessárias para a aceitação dessa documentação cheguei à Fapesp tive o imenso prazer de ver um cartaz em letras garrafais, onde estava escrito que o prazo final para entrega do projeto e documentos exigidos havia sido prorrogado por mais dez dias... Enfim, seria cômico se não fosse enfurecedor... Mas tudo bem...
O resultado final de tudo isso foi que meu projeto foi rejeitado de uma forma absolutamente correta e coerente, por apresentar lacunas que, devido à pressa e ao stress gerado pela mesma, não fui capaz de perceber, assim como não seria, mesmo se tivesse entregado o mesmo no último dos dez dias da prorrogação.
Como diriam alguns amigos, ...âp...
5- Maio: O fim de um "nem-começo"...
- Alegoria de uma magia soturna que não se fez além da lanterna mágica:
Uma tarde entre figuras da modernidade tupiniquim e sua sucessora, a inefável noite, em um templo cuja santidade nominal ironiza seu aspecto super-mundano.
A tarde sob o caleidoscópio obscurecido de um momento em 24 instantes. Epifanias.
Duas mãos, um braço, três braços e nada de mãos.
Cruzes a 45 graus, leste e oeste. Cruzadores em paralelo, mais próximos do que nunca. Encontrar-se-ão no infinito ? Será essa a função do horizonte ?
Com a música ininterrupta, fez-se a luz, e lá estavam as clareadas trevas a observar.
Filha do Sol - brilhante, e Tritão Abismal - abismado -.
Epílogo, sempre mais breve do que o necessário nunca expressado.
E lá se vai. Fecham-se as cortinas. Temos então: "Nem-começo".
6- Junho: O primeiro e o último amor é o Amor Próprio...
- Início da prática de atividades físicas regulares:
Mais epifania: De cara para o passado que se renova, se reconstrói, se reforma. No espelho, um presente que ressente. Eu também preciso disso. E lá fui eu me voltar para meu bem estar físico como poucas vezes fiz anteriormente. Carregado de um amor próprio recém-descoberto nos espelho do "olhar o outro". Mal sabia eu que estaria iniciando um processo que, se Deus permitir, durará por toda minha vida, dado o prazer que o mesmo me traz. Como pude deixar de perceber a mim mesmo ? Ah, nessa altura do campeonato, deixa prá lá... hahahaha...
7- Julho: Fim de um começo - o primeiro arco dos futuros mestres, o começo de um fim - o segundo arco dos futuros amados, e o fim de um começo que finaliza-se - o terceiro arco dos amadores...
- Fim do primeiro semestre de mestrado:
Muito trabalho, muitas recompensas cotidianas, ótimos resultados finais, e a sensação de encarnar um Rei-Mago. Agora sim, mais do que nunca, posso afirmar sem dúvidas em meu coração: Eis minha Estrela de Belém. E lá vou eu encontrar o bem-aventurado com meu coração aberto e meus braços carregados de presentes.
- Início da atividade "acadêmica":
Comecei a freqüentar uma academia... Kung Fu, Yoga, Musculação... Suor, pago com suor, ótimo professor, bons companheiros e boas companheiras, e muuuuita endorfina. Paz de corpo, paz de espírito, paz de mente. E dá-lhe um choque de amor próprio para nos fazer enxergar umas verdades sejam elas dolorosas ou prazerosas.
- Primeiro show da minha banda de covers, a Ex-Cactus Hangover:
Ótima experiência, resultado não tão bom. Sem dúvida um aprendizado imensurável que me trouxe um grande crescimento como vocalista e como músico.
- Copa do Mundo 2006:
Ah, teve Copa ???? Sabem que eu nem lembrava... hahahahaha... [:-p]
8- Agosto: Recomeço das jornadas acadêmicas e promissoras cordas geniais dedilhadas com engenho e arte...
- Começo do segundo semestre do mestrado... Meu orientador nos EUA... Nothing more to say...
- Aniversário de meu amigo Renato Sapienza (Sapo):
Segundos bocejos e espreguiços da Perpetual após seu despertar insone em meio à calorenta madrugada. Será que foi devido ao frio ? O que importa é que seu sono nunca esteve tão leve desde que adormeceu... Taí um fato dos mais importantes para mim...
- Início das aulas de técnica vocal, no CoralUSP, às segundas, na turma de minha caríssima regente, ídola e mestra, Sandra Espiresz:
Simplesmente revolucionárias. Grandes momentos vocais de descobertas epifanicas de natureza sabiamente simples. Simplesmente essa mulher, Sandra Espiresz, não é desta dimensão... Sua sabedoria, percepção, inteligência e cuidado transcendem tudo que já vi até hoje. Experiência única e inenarravelmente valiosa.
9- Setembro: Um mês levemente catastrófico... E conseqüentemente reflexivo...
- Retorno negativo ao pedido de bolsa de pesquisa que fiz para a Fapesp:
Falei sobre ele lá em cima... Apenas registrando o mês de sua ocorrência...
- Filha do Sol e Dançarino Lacrimejante de Marfim:
Uma explosão de luz e calor, atingindo em cheio e desfazendo os coloridos devaneios do Tritão Abismal, e ofuscando os olhos do Dançarino Lacrimejante de Marfim, salvo por suas lágrimas...
- Pintura do apartamento onde moro:
Vitória pessoal de meu pai e a realização de uma grande meta familiar. Cor, luz e bem-estar trazidos por nada mais nada menos do que um sentimento de dever cumprido e um rosa-salmão capaz de me trazer paz no mais intenso caos. Duas semanas de sacrifício, na minha opinião, mais do que compensadas.
10- Outubro: Muitas revelações e doces eventos... Não tenho muito a dizer, mas...:
- CoralUSP:
Ótimos momentos, um mês repleto de eventos que anunciavam o delicioso futuro que se avizinhava...
- Arkfer:
Entrei nesse seleto e divertidíssimo grupo de R.P.G.. Uma das coisa mais legais que me aconteceram esse ano. Por cada uma de vocês, que fez dessa minha opinião algo inevitável, muito obrigado.
- Reencontro com Henrique, meu caríssimo amigo e ex-futuro cunhado:
Como diria o Rei Roberto Carlos: "Pôxa bixo, forma tantas emoções... hehehehe..." Brigadão, meu velho, por tudo. [;-)]
11- Novembro: Mês de festas, curtição, revelação, finalização, etceteração,...
- Aniversário:
Simplesmente maravilhoso. Algumas ausências sensíveis mas absolutamente justificadas. Presentes fantásticos, tantos os objetos, como, e especialmente, as pessoas.
- CoralUSP:
Cada vez melhor fazer parte desse grupo. Muitos laços se formando, em alta velocidade...
- R.P.G. com o pessoal do Arkfer:
Muuuuito boooom !!!! Divertidíssimo !!!! Uma curtição !!!!
- Fim do segundo semestre do mestrado:
Termina melhor do que começou... ainda estranho, mas nem tanto quanto em seu início...
- Show Consumação Máxima:
Melhor no palco do que assistindo o DVD... Muitas coisas boas, muitas coisas medianas, algumas coisas ruins e algumas coisas bem ruins... Se quisermos seguir em frente teremos, enquanto banda, de ser um pouco menos amadores.
12- Dezembro: Finalmente, o fim. Muitas festas, muitos amigos e muitas amigas. Muita paz. Muito bem-estar. Muita Festa. Talvez o melhor mês de todo o ano...
- CoralUSP:
Musicalmente não foi dos meses mais agradáveis mas, socialmente, é provável que tenha sido o melhor mês de todos os tempos !!!!
Apenas uma ressalva: Uma deliciosa viagem que o Gâs está realizando pela Europa, a qual o deixa mais distante do que a gente gostaria. Mas é por uma boa causa, então a gente agüenta... hahahahaha...
- R.P.G. no Arkfer:
Fim apoteótico e muito feliz na campanha do Gâs. Mais entrosamento e cada vez mais amizade. Este grupo está cada vez mais legal de participar... Início muito promissor da campanha do Utihata. O que ele estará aprontando para nos desafiar ???? Aguardem cenas nos próximos capítulos.
Ah, e uma menção honrosa aos membros desse grupo que fazem com que eu me sinta cada vez mais à vontade para chamá-los de amigos. Vocês são incríveis, dentro ou fora do país. Valeu por me acolherem e tudo o mais !!!!
- Festas:
Vovô: Excelente comida, local, trilha sonora e companhia. Com certeza fará falta, seja como for...
Ana T.: Atou laços singelos e muito bonitos. Ganhou um post só prá ela... Preciso dizer mais ???? [;-)]
Natal: Farta de comida e divertida. Senti-me um pouco "outsider" por não estar com pessoas cujo vínculo familiar se liga diretamente a mim e com as quais não convivo o suficiente para desenvolver uma amizade.
Reveillon: ???? Mas deve ser parecida com a de Natal...
- Férias:
Muita saudade de meus amigos e das atividades do CoralUSP; Muita preguiça; Um pouco de trabalho; Um pouco de solidão; Um pouco de paixão... Terei enfim encontrado uma "Garotinha Ruiva" ? Que puxa...
- Retorno da "Perpetual":
Parece que agora retornaremos. Torço por isso. Rezo por isso. Trabalho por e para isso. Quero colaborar para levá-la ao infinito e além. Afinal, já tem quase 13 anos... Está na hora de conhecer e se abrir para o mundo. Taí, um sonho para 2007. Certamente, mais próximo do que nunca !!!!
--------------------------------------------
Finalmente, amigos e amigas, esse foi 2006 para mim. Se escrevi muito mais no início da retrospectiva, foi porque as lembranças precisaram ser reconstruídas. Da metade para o final, esse humilde blog já serviu como arquivo dos inúmeros momentos que passei, alguns maravilhosos, alguns ótimos, alguns bons, muitos medíocres, alguns ruins, alguns muito ruins e alguns pouquíssimos péssimos.
De qualquer modo, lhes peço, por favor, humildes desculpas. Tenho quase certeza que, por muito tempo, esse será o mais longo post do blog, mas lhes peço que compreendam que foi um ano em um post. Uma vida em um post e vocês, com certeza, e de maneira muito importante e, muitas vezes, muito agradável também, participaram de tudo isso.
Muito obrigado a todos e todas vocês por tudo que vivemos, juntos ou separados, nesse ano de 2006 que está se despedindo de nós.
Muito obrigado a todos e todas que muito honraram esse espaço com suas leituras e, especialmente, seus comentários. Saibam que não foi só esse blog que você ajudaram a abrilhantar e construir, mas e principalmente, foi esse autor que vos escreve que aprendeu e cresceu imensamente na convivência com as pessoas que são cada um de vocês, meus caríssimos amigos e minhas caríssimas amigas.
E que o futuro nos traga tudo aquilo de melhor que pudermos e precisarmos receber.
Vejo vocês no brilhante 2007 !!!!
Um grande beijo para as meninas, grande abraço, tudo de bom e felicidades a todos e todas que doaram um pouco de seu tempo e de sua essência a essas pequenas nuvens de "Renato" que tem o prazer de se formar sob seu amável olhar, e também ao próprio que vos escreve.
Até mais.
De seu amigo, muito otimista em relação ao ano que vai nascer,
Renato F.C.
P.S.: Muito mutíssimo, muitissíssimo obrigado a todos e todas que chegarem até aqui. E por favor, mais uma vez, desculpa a maratona de leitura que vocês enfrentaram. Espero que aqueles que a percorreram tenham ficado satisfeitos ao seu final. Se isso acontecer, serei um "cubo muito feliz" !!!!

